O Brasil é o segundo país que mais vende produtos pets no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Isso dá uma ideia da quantidade de animais que há espalho em todo o território brasileiro.
Muitos desses animais de estimação estão convivendo em apartamentos. Por isso é tão necessário um espaço voltado apenas para eles, chamados de espaço pet. Mas esses espaços são mais comuns apenas em empreendimentos de alto padrão como o WAVE BY YOO Praia.
Neste artigo você vai saber mais sobre esses espaços e qual a importância dele em um condomínio.
O que é um espaço pet?
O espaço pet é aquela área voltada para animais de estimação dos moradores de condomínios. São áreas que ajudam os animais a socializarem com outros animais, com os moradores, além de contribuir para a diversão.
Geralmente essas áreas tem alguns brinquedos que além de distrair o animal, contribuem para que eles se exercitem, melhorando a qualidade de vida dos pets e dos donos. Hoje em dia, é cada vez mais comum ver empreendimentos adotando esses espaços.
Quais os benefícios do espaço para o condomínio?
Os benefícios de ter um espaço pet dentro de um condomínio residencial são muitos. A partir de agora, você vai ver alguns deles.
Melhora a qualidade de vida
O primeiro benefício e mais notável é a qualidade de vida do animal e do tutor. Todo dono de animal de estimação sente um carinho muito grande por seu bichinho e deseja vê-lo bem, com saúde e feliz. Esses espaços podem proporcionar tudo isso, já que o animal vai brincar e se divertir, além de se exercitar com outros animais.
Os donos também saem ganhando nessa conta, já que ao verem seus animais se divertindo, sentem uma satisfação e alegria, melhorando o humor.
Mais comodidade para os tutores
A comodidade que esses espaços oferecem para os donos são muito importantes. Muitos tutores passam o dia fora de casa trabalhando e estudando, e ao chegarem podem contar com esse espaço praticamente no quintal de casa. Assim, ele evita ter que sair e caminhar um longo percurso com seu bichinho.
Mais segurança para ambos
A segurança é outra questão importante que esses espaços oferecem. Tanto o animal quanto o dono podem aproveitar o espaço no condomínio com total segurança, evitando os perigos que a rua oferece.
Ajuda na socialização entre vizinhos
A socialização é outro ganho para o animal e o tutor. O pet poderá socializar com outros animais, melhorando sua convivência também com outras pessoas. O dono se beneficia no mesmo nível, pois é uma excelente forma de fazer novas amizades.
Quem é o responsável pela manutenção do espaço?
Em um condomínio o espaço pet pode ser gerido pelo síndico assim como os outros compartimentos, mas o espaço precisa ser conservado por todos. Dessa forma, você garante que o ambiente permaneça limpo e funcionando em perfeito estado.
Hoje em dia ainda não existe uma lei que defina quais são as obrigações dos moradores e do síndico em relação a esse espaço. No entanto, o condomínio deve ter uma regra própria que deve ser cumprida por todos os frequentadores.