Conheça alguns benefícios de morar em um lugar arborizado

Um lugar arborizado é muito desejado, especialmente em períodos quentes como o verão. As árvores refrescam o ambiente, baixando a temperatura do local e proporcionando uma sombra agradável.

Além disso, um lugar com muito verde, principalmente em centros urbanos, pode promover outros benefícios fora esses citados no começo do artigo. Por isso é tão importante impedir o desmatamento descontrolado.

Mas você já se perguntou quais os benefícios que você ganha em morar em uma região arborizada? Então confira alguns dos muitos benefícios neste artigo agora.  

Valoriza o imóvel

Todo imóvel que fica em uma região arborizada é mais valorizado, financeiramente falando. Os bairros que tem muito verde são mais agradáveis, pois além de serem mais bonitos também tem um clima mais satisfatório.

As flores colorem um ambiente cinza com paredes e concretos. A paisagem mais colorida atrai os olhares de futuros moradores e por isso, o bairro fica mais valorizado.

É o caso de algumas regiões do Rio de Janeiro. Por exemplo, nas proximidades do Arte Jardim Botânico Lançamento Bait, é um dos pedaços mais valorizados do Rio de Janeiro, com muito verde devido a mata que tem ao redor.

Melhora a qualidade de vida

A saúde de todos ganham com um ambiente arborizado. Há uma pesquisa que comprovou que moradores dessas regiões vivem mais que as pessoas que vivem num ambiente não tão verde.

Isso é fácil de entender se pensarmos que esses locais incentivam a prática de atividades físicas, sem falar que o contato com a natureza ajuda contra problemas de saúde como estresse, ansiedade e principalmente depressão. Por isso, há uma melhora na qualidade de vida de forma significativa.

Além de tudo isso, o local bem arborizado aumenta a umidade relativa do ar, que contribui para evitar alguns problemas de saúde como problemas respiratórios, pele ressecada, garganta seca e até mesmo um AVC.

Mais conforto térmico

O conforto térmico é outro benefício que um lugar arborizado pode promover. Isso é ainda mais nítido quando estamos na estação mais quente do ano, o verão.

Todos procuram uma sombra em dias quentes. Os moradores dessa região não sentem tanto o calor devido a essa amenização que há na temperatura. Além disso, as árvores promovem mais vento e brisa, o que refresca o ambiente.

Dessa forma, podemos dizer que as residências em ambientes que tem muito verde são menos calorentas que as demais residências.

Reduz a poluição sonora

Um bairro com bastante árvores contribui para diminuir a poluição sonora. Isso acontece porque as folhas desempenham esse papel de abafar alguns ruídos, deixando o ambiente mais calmo.

Previne alagamentos

É um dos benefícios mais notáveis de um lugar arborizado. Nesses locais os índices de alagamentos são quase zero. Isso porque uma árvore tem a capacidade de absorver mais de 450 litros de água por meio de suas raízes, sem citar que as folhas desempenham a mesma função em dias de chuva.

As raízes ainda desempenham outro papel importante, o de evitar que haja erosão no solo ao entorno da árvore.

As árvores são extremamente necessárias para as cidades urbanas hoje em dia, por que evita que diversos tipos de transtornos aconteçam e melhora significativamente a qualidade de vida de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.