Você já trabalhou como panfleteiro alguma vez na vida? Milhares de pessoas aqui no Brasil já viveram essa experiência em algum momento. Esse trabalho é fácil de conseguir, porém, oferece muitas dificuldades para alguns que precisam saber lidar com várias horas de trabalho, em pé, debaixo de sol ou chuva.
O serviço de panfletagem, embora seja visto pela maioria como um trabalho insignificante, é o ganha-pão de muitos. Além disso, há pessoas que escolheram esse trabalho como carreira, pois ele pode ser muito lucrativo. Várias pessoas estão ganhando um bom dinheiro trabalhando entregando panfletos.
Neste artigo, você vai descobrir mais sobre essa carreira, onde trabalham, quanto ganham e como ingressar neste serviço.
Qual a função de um panfleteiro?
Um trabalhador que realiza o serviço de panfleteiro tem como função distribuir panfletos de divulgação de loja ou outro estabelecimento, fazer divulgação de promoções, trabalhar em eventos, fazer atendimentos, abordar o público em diferentes locais e muito mais.
O panfleteiro distribui materiais impressos para que as pessoas conheçam um produto ou estabelecimento, com o objetivo de atrair o maior número possível de clientes para a determinada empresa.
Tem panfleteiros que também são contratados para distribuir materiais informativos por meio de campanhas.
Onde esses profissionais trabalham?
A maioria desses profissionais trabalham nas ruas, em praças públicas e em pontos comerciais. Eles podem trabalhar entregando panfletos de casa em casa, em pontos turísticos e também nos semáforos.
Muitos profissionais são contratados para trabalhar em locais onde há muitas pessoas como estações de metrô, ônibus e terminais integrais de passageiros. Instituições de ensino também podem receber esses profissionais.
Quanto ganha um panfleteiro?
Atualmente, no Brasil, um profissional que trabalha como panfleteiro pode ganhar um valor médio de mil e seiscentos reais, para uma jornada de trabalho de quarenta e três horas semanais. Esse valor é para aqueles que trabalham no regime CLT.
Os panfleteiros que trabalham de forma autônoma podem ganhar um pouco menos, já que nesse caso, a mão-de-obra não é tão valorizada.
Mas há aqueles que trabalham como MEI, neste caso, o valor ganho no final do mês, pode ser muito maior que um salário mínimo. Por se tratar de uma pessoa jurídica, podendo emitir notas fiscais, o profissional tem melhores oportunidades de trabalho, pois sua mão-de-obra é valorizada.
Quem pode ingressar nessa carreira?
Qualquer pessoa pode ingressar nessa carreira, tanto homens quanto mulheres. No entanto, só tem sucesso nessa carreira quem se qualifica profissionalmente. Para isso, há muitos cursos que podem ser feitos para aumentar o conhecimento na área. Há também cursos que ensinam como lidar com o público, prestando um bom atendimento e as melhores formas de abordagens.
Qual a idade mínima para trabalhar com panfletagem?
A idade mínima para trabalhar com serviço de panfletagem é de 18 anos. Adolescentes menores não podem trabalhar nas ruas entregando panfletos, porém, podem trabalham produzindo esses materiais.
No entanto, precisam exercer uma função que esteja em concordância com algum curso em andamento, além disso, a hora de trabalho é reduzida. Ou seja, o menor só pode trabalhar como aprendiz, fora isso, as leis trabalhistas não permitem.