A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é uma palavra de ordem que é bastante popular em todo o espaço de marketing. Todos conhecemos os mecanismos de pesquisa e como eles funcionam, mas quantos de nós entendemos o básico do SEO?
Há tantas opiniões diferentes sobre esse assunto, e vários especialistas em marketing publicaram algumas peças brilhantes que valem a pena!
Se você conseguir reservar de 30 a 45 minutos, é altamente recomendável conferir o guia passo-a-passo de Neil Patel sobre SEO. É o próximo passo perfeito depois de ler este artigo.
Mas, caso você não esteja muito familiarizado com a otimização do mecanismo de pesquisa, vou fornecer um breve guia que o apresente ao assunto.
Noções básicas de SEO: O que é SEO?
Se você é novo em tudo isso, provavelmente está se perguntando, o que é SEO e por que é tão importante?
Penso que o moz.com coloca o melhor: “Search engine optimization (SEO) é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site através de resultados de pesquisas orgânicas”.
O ponto principal da otimização de mecanismos de busca é classificar melhor nos mecanismos de busca para que mais pessoas visitem seu site. Os mecanismos de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo e outros, possuem algoritmos exclusivos que determinam o nível de classificação de um determinado site.
Mas a boa notícia é que muitos desses fatores determinantes são bem conhecidos. Vamos começar a dividi-los.
SEO On-Page x SEO Off-Page
Uma coisa importante para entender sobre a otimização de mecanismos de pesquisa é que a maioria dos fatores pode ser categorizada como on-page ou off-page.
Em termos simples, o SEO on-page consiste nos elementos que são amplamente controlados internamente ou que existem “on-the-page”. Alguns fatores on-page incluem palavras-chave de foco, velocidade de carregamento do site, meta descrições e qualidade do conteúdo, para citar alguns.
Esses fatores estão, na maior parte, dentro do seu controle.
Off-page, por outro lado, consiste nos elementos que são influenciados externamente. Os fatores fora da página incluem envolvimento do leitor, compartilhamento de mídia social e outros editores vinculados ao seu site.
Se você está apenas começando com a otimização do mecanismo de pesquisa, tentar integrar tudo de uma vez pode ser esmagador, pois há muitos fatores diferentes a serem considerados.
Com isso em mente, aqui está uma pequena lista com cinco das práticas de SEO mais importantes. Se você fizer questão de começar a implementar essas noções básicas de SEO hoje, estará no caminho certo para obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa.
Noções básicas de SEO: The Big Five
Conteúdo de Qualidade
Lixo, lixo fora. O Google é mais inteligente do que geralmente acreditamos; e sabe quando estamos produzindo conteúdo ruim em vez de ótimo conteúdo. Sempre procure produzir qualidade antes de fazer qualquer outra coisa.
Um Site Rápido
É onde a otimização de mecanismos de busca pode se tornar complicada. Se você tiver uma hospedagem ruim ou uma página que carregue lentamente, sua classificação será prejudicada. A melhor maneira de resolver isso? Realize uma auditoria no site e determine se há algum problema técnico de SEO arrastando você para baixo. Eu recomendo usar o SEMRush, que fornece uma fantástica ferramenta de auditoria tudo em um.
Palavras-chave de foco sólido
Para cada parte do conteúdo que você cria, a pesquisa de palavras-chave é extremamente importante. No geral, você quer escolher palavras-chave que tenham um número decente de pesquisas mensais médias em baixa (média, na pior das hipóteses) concorrência. O Google Adwords fornece uma ferramenta básica de planejamento de palavras-chave gratuitamente. Inscreva-se hoje e comece a usá-lo!
Meta Tags Bem-Crafted
As meta description costumam ser negligenciadas, mas são essenciais para o sucesso do seu SEO. As metatags têm um limite de caracteres de 300, portanto, procure criar descrições relevantes e atraentes que tenham entre 250 e 300 caracteres. Ah, e lembre-se de incluir sua palavra-chave de foco!
Link, Links, Links!
Links ajudam você a estabelecer autoridade. Então, se você está vinculando a outro editor ou incluindo backlinks para parte do seu próprio conteúdo, isso aumentará sua classificação aos trancos e barrancos. Também ajuda outros editores a se conectarem a você.
Você não precisa ser um especialista em SEO desde o início. Em vez disso, comece com esses conceitos básicos de SEO.
Com essas cinco dicas, você tem mais do que o suficiente para começar a criar as bases que ajudarão a classificar seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa ao longo do tempo.