Ter um cartão de crédito ao mesmo tempo que pode ser um benefício, também pode se tornar um grande problema para algumas pessoas que não sabem como controlar suas finanças corretamente. Pois, os juros por não pagar em dia, o uso de limite rotativo ou até mesmo saques de valores pode resultar em gastos altos na fatura. Muitas vezes maiores do que se pode pagar.
Se você quer saber quais são os cuidados essenciais que se deve ter com um cartão de crédito continue lendo que explicaremos tudo.
Não deixe a fatura vencer
Não são poucos os casos que as pessoas deixam de pagar a fatura em dia porque perderam o papel e não conseguiram outra a tempo. Mas a verdade é que hoje em dia essa é uma desculpa que não serve mais, pois existem diversas maneiras de conseguir uma nova via da fatura.
Se você tem um cartão de loja, como a Magazine Luiza, por exemplo, solicite a segunda via do cartão magazine luiza pelo próprio aplicativo da loja e em poucos instantes você já tem um código de barras atualizado para poder fazer o pagamento.
Assim também acontece com outros cartões de bancos e fintechs, basta você acessar ao site deles e procurar por uma nova via da fatura.
Faça isso antes da data do vencimento e evite ter que pagar juros e multas altos e que vão deixar suas contas ainda mais caras.
Não utilize todo o limite
Ter um cartão de crédito nos dá uma falsa ilusão de ter dinheiro em mãos, mas a verdade é que você está fazendo um empréstimo com o banco e precisa pagar por ele todos os meses.
Então você não pode gastar mais do que o seu salário, lembrando que você pode ter outros gastos em casa e pessoais além do cartão de crédito, então você deve gastar sempre menos do que ganha para não ter dívidas enormes e que podem gerar juros altíssimos.
Evite pagar o mínimo ou o rotativo
Outro erro comum que pode acontecer é pagar o mínimo da fatura ou entrar no crédito rotativo. Quem faz isso acredita que pagando o mínimo é melhor do que não pagar a fatura, mas a verdade é que você terá juros ainda maiores pagando apenas uma parte da sua fatura, pois no mês seguinte precisará pagar tudo e com juros e correções, o que pode acabar se tornando uma bola de neve em que você não sabe como parar de usar o cartão.
Evite ter muitos cartões
Quanto mais cartões você tiver, mais você vai achar que pode comprar, mas isso acaba impulsionando para que você gaste dinheiro que não tem e entre em dívidas que muitas vezes pode não ter como pagá-las.
Por isso, tenha apenas um cartão de crédito, no máximo dois, e evite ficar aceitando as ofertas dos bancos para lhe dar mais opções de cartões, pois isso apenas pode iludir momentaneamente, dando a sensação que possui um dinheiro que na verdade não tem.