Os condomínios estão se tornando, cada vez mais, pequenos bairros – alguns realmente têm tamanho de bairros – e incorporando um número sem fim de facilidades, inovações e tecnologias.
As pessoas querem um espaço onde possam passar mais tempo livre, com facilidades de lazer e convivência, e também que seja seguro – aliás um dos grandes motivos pelos quais os condomínios crescem tanto no país.
Além disso, os moradores querem lugares que tenham uma preocupação grande com sustentabilidade, uso consciente de recursos como a água e preocupação com o bem estar dos animais.
Pensando nessa tendência, as construtoras e as administradoras apostam em novidades para cativar e atrair mais clientes. Conheça as novidades do condomínios modernos.
01 – Consciência ambiental nos condomínios
Esse é um grande pacote de novidades, para fazer destes espaços, lugares que não pareçam apenas um grande conglomerado de prédios e serviços, mas que também sejam preocupados com o meio ambiente e ajudem a preservar.
- Sistema de captação de água das chuvas, para aproveitamento na limpeza das áreas comuns;
- Pequenas estações de tratamento de água para reaproveitamento;
- Painéis solares, para geração de energia para as áreas administrativas, comuns e de convivência, reduzindo muito o custo com energia pública;
- Oferta de operadoras de internet que usam a tecnologia de transmissão por fibra ótica;
- Coleta seletiva de lixo;
Estas medidas não só ajudam a reduzir muito os custos e melhorar a qualidade de vida, mas também valorizam os imóveis, já que viver em um ambiente sustentável é um interesse cada vez maior.
02 – Sistemas de segurança inteligentes
Segurança é um tema sempre na vida das pessoas. Não seria diferente nas reuniões de condomínios. E uma das medidas que tem evoluído é a ausência de porteiros pessoalmente nas entradas de moradores, visitantes, funcionários e veículos.
Muitos condomínios já adotam o sistema remoto de controle de entrada, com monitoramento pela internet, sem presença física – que possa sofrer risco de abordagem de bandidos.
Outras inovações estão surgindo e algumas já em funcionamento – principalmente em condomínios de luxo em bairros de alto padrão, como na Zona Sul do Rio.
- Acesso controlado por QR Code em smartphone: Esse é especialmente útil para festas, quando os convidados recebem um QR Code em seus aparelhos e usam em dispositivos de acesso.
- Comando central remoto: não há funcionários nas entradas e tudo é monitorado remotamente na empresa contratada, que se comunica com o condomínio pela internet.
- Armazenagem em nuvem: backup das imagens geradas pelas câmeras para que sirvam de prova futura no caso de assaltos ou outro tipo de violência.
03 – Funcionamento ininterrupto
Muitos condomínios usam geradores, que garantem a energia em situações de emergência, e também usam nobreaks para os equipamentos eletrônicos que precisam estar sempre ligados para receber e enviar imagens para outros setores do condomínio, para a empresa controladora ou para a polícia.
04 – Redes sociais fechadas
Esta é a modernidade da comunicação digital voltada para os condomínios; uma rede social fechada para uso entre os moradores e deles com a administração do condomínio e as empresas prestadoras de serviços.
Desta forma ganha-se em interação e agilidade para repercutir notícias do condomínio, também é possível à administração contatar as empresas rapidamente para resolver problemas.
O recurso de grupos em aplicativos de mensagens também é eficiente, porém esbarra na quantidade de participantes. Também há a possibilidade de criar grupos privados em redes como o Facebook para disseminar conteúdo sobre o condomínio.
Com tantas novidades legais, dá até vontade de ter um apartamento Ipanema não é mesmo?