Uma clínica ou laboratório de saúde precisa ser divulgado na região para atrair os pacientes. Isso não é uma tarefa fácil, diante de tantos acontecimentos negativos que ocorrem nesse meio e que são veiculados pela mídia.
Por isso, investir em marketing e propaganda é fundamental para o empreendedor que deseja ter sua clínica ou laboratório funcionando e gerando lucros.
Neste artigo, você vai descobrir as melhores dicas de marketing para clínicas e laboratórios de saúde.
Divulgue exames e serviços
Os exames e serviços de uma clínica ou laboratório precisam ser divulgados. Para isto, é importante estudar o público-alvo de seu estabelecimento.
Com base nas preferências, classe social e gênero, você vai conseguir entender melhor o público de seu negócio e, com isso, vai ter as melhores ideias para traçar as melhores estratégias de divulgação.
É importante dizer que a divulgação através de panfletos, cartazes, outdoors, carro de som, cavalete, entre outros, ainda é de grande valia. Por isso, invista no marketing tradicional. No entanto, foque no marketing digital, já que a maioria das pessoas primeiro procura serviços médicos e laboratoriais, na internet.
Uma boa estratégia de marketing digital vai ser o suficiente para aumentar a procura pelos serviços de saúde em clínicas e laboratórios.
Tenha presença online
Continuando o assunto, a presença digital é fundamental para qualquer clínica e laboratório de saúde. É muito importante desenvolver um site, que seja responsivo, ou seja, rápido no carregamento, adaptado para aparelhos mobile, com um visual agradável e de fácil navegação.
Além do site, é necessário também pensar no blog, pois nesse canal de comunicação, os clientes encontram conteúdos interessantes sobre um assunto de saúde.
Utilize as redes sociais
As redes sociais também são importantes para promover a presença online. Além disso, elas atuam como uma excelente ferramenta de divulgação digital. E o melhor de tudo, são ferramentas gratuitas.
É importante também publicar conteúdos que sejam do interesse do público-alvo, além de interagir com os seguidores. Por isso, ter um cronograma de publicações e se relacionar com as pessoas através dela, é primordial.
Faça promoções de exames específicos
Outra dica de marketing que é infalível, nos casos de estabelecimentos como clínicas e laboratórios, é fazer promoções. Mas a promoção não pode ser generalizada. O fato do estabelecimento colocar promoção em todos os seus serviços de saúde, pode passar a ideia de que, na verdade, não há uma promoção.
Quando a clínica coloca em promoção um exame ou um procedimento, o nosso cérebro entende que é uma oportunidade única. Por isso, as pessoas tendem a recorrer à promoção.
Use o WhatsApp como meio de comunicação
Por fim, nossa última dica de marketing é utilizar o WhatsApp como meio de comunicação. Por exemplo, um procedimento de laparoscopia pode ser agendado através desse aplicativo. Ele pode ser utilizado para facilitar a vida do paciente, pois por meio dele a clínica pode passar todas as informações necessárias.
Além do mais, essa ferramenta pode também ser muito útil para acompanhar a recuperação do paciente após o procedimento, além de ser um meio para conquistar o paciente para procedimentos posteriores.