É um erro comum. Mesmo escritores web experientes conseguem.
Ao escrever sua web copy, em quem você pensa? Você imagina um cliente em potencial lendo seu texto? E você pensa sobre o que faz ele ou ela clicar?
É o que a maioria dos escritores da web faz. Eles tratam seus visitantes da web como seres humanos que gostam de ler. Eles tratam seus visitantes da web como leitores de texto impresso.
Mas isso está errado. Completamente errado. Porque a web copy é totalmente diferente da cópia impressa. Web copy é escaneada. Ou encarada. Não lida.
Seus visitantes da web estão à procura de informações ou produtos. Eles tomam decisões rápidas sem pensar.
Então, como você pode persuadir os visitantes da Web a tomar medidas se não lerem o seu texto? Deixe-me explicar. Abaixo seguem 9 dicas para escrever textos persuasivos para a web.
Pronto?
1 – Trate seus visitantes da web como animais selvagens
Os visitantes do seu site se comportam como animais selvagens. Eles estão procurando informações ou um produto para comprar – assim como uma pantera faminta procura sua próxima refeição.
Quando uma pantera fareja uma trilha de cheiro, ele rapidamente decide: a trilha de cheiro levará a uma boa refeição? E será um truque fácil?
Seus visitantes da web consideram as mesmas duas coisas: seu website oferece o que eles estão procurando? E eles podem encontrá-lo facilmente?
Uma pantera faminta não gosta de perder tempo para pegar uma refeição. E os visitantes da Web não querem navegar em seu site por vários minutos para encontrar o produto que procuram. Eles querem encontrá-lo rapidamente.
Assim como a pantera toma uma decisão rápida de seguir ou não uma trilha de cheiro, o visitante da Web decide rapidamente se o site é útil ou não. Então, se o seu site parece complicado, com muitas opções para escolher, clica para conferir outro site.
Os visitantes da Web olham rapidamente para sua página da Web antes de adivinhar se estão no lugar certo ou não. Eles não precisam saber com certeza. Eles só querem tomar uma decisão rápida.
Se os visitantes da Web apenas olharem para o seu site, como você transmite sua mensagem?
2 – Coloque suas informações mais importantes primeiro
Escrever para a web é completamente diferente de escrever um ensaio ou um artigo.
Um ensaio pode ser assim: primeiro, explique o que você vai discutir. Em seguida, apresente uma visão geral da literatura. Em seguida, discuta; e finalmente tire sua conclusão. O ponto mais importante que você faz está na conclusão – no final do seu ensaio!
Em páginas da web você tem que fazer o oposto: seus pontos mais importantes sempre vêm em primeiro lugar.
Um exemplo: você está procurando um novo sofá vermelho de três lugares. Quando você chega em um site que você quer ver, ele vende sofás. E em segundo lugar, você quer uma caixa de pesquisa para que você saiba que pode rapidamente descobrir como são os sofás vermelhos de três lugares.
Ou diga que você está procurando um redator para seu website. Talvez você esteja procurando alguém local, então você precisa ver um redator que fica nas proximidades. Ou talvez o seu copywriter precisa entender a terminologia médica, então você gosta de ver uma manchete como copywriting para o setor médico.
As informações mais importantes para os visitantes da Web geralmente são uma simples declaração do que você faz. Uma vez que eles entendem o que você faz, eles podem querer saber alguns detalhes importantes. E então – talvez eles gostariam de saber algumas informações básicas.
Os jornalistas chamam isso de escrever a pirâmide invertida. Em artigos de jornal, a informação mais interessante vem primeiro antes de detalhes e informações básicas. Mesmo que você leia apenas o primeiro parágrafo de uma história de jornal, você ainda entende o quadro geral.
É o mesmo no seu site. Seus clientes querem saber a grande figura primeiro. Basicamente: o que você faz? Ou o que você pode fazer por eles?
3 – Não tente ser inteligente ou criativo
Na web, é raro que um leitor fique ligado em todas as palavras que você escreve. Ele não tem tempo. Ele está com pressa, porque ele poderia verificar várias outras trilhas de cheiro – sites – em vez de perder tempo tentando descobrir o que você faz.
Declarações simples geralmente funcionam melhor.
Frases inteligentes exigem que as pessoas pensem. E pedir para as pessoas pensarem, não funciona na Web porque os visitantes da Web estão à procura de animais – não têm tempo para pensar.
Portanto, mantenha sua web copy o mais simples possível.
Escreva como se você estivesse escrevendo para uma criança de 12 anos porque isso torna sua cópia fácil de seguir.
E tenha cuidado com piadas, a menos que você tenha certeza absoluta de que seu público-alvo as entenderá.
4 – Escreva para scanners
Quantas pessoas leem páginas da web? Dificilmente alguém!
[O que a maioria dos visitantes da Web faz] é olhar para cada nova página, escanear parte do texto e clicar no primeiro link que chama a atenção deles ou vagamente se assemelha ao que eles estão procurando (Steve Krug).
Pesquisas sugerem que apenas 16% das pessoas leem as páginas da web palavra por palavra. A maioria das pessoas escaneia. Como você pode escrever para scanners?
Uma lista de verificação:
- Seu título fala sobre o que você é?
- A legenda da imagem comunica uma mensagem de vendas?
- Seus subtítulos resumem seus pontos-chave?
- Pontos de verificação fáceis de digitalizar reduzem a verbosidade?
Seu visitante da Web está à procura de informações ou produtos. Certifique-se de que ele possa entender suas informações mais importantes apenas olhando para sua página da web.
5 – Use palavras familiares
Imagine que você quer viajar para Bangcoc para passar as férias e está procurando um voo barato. O que você procurará: um voo econômico, uma tarifa baixa ou um voo barato para Bangkok?
Ninguém procura por voos econômicos. Como as ferramentas de palavras-chave do Google mostram que as pessoas estão procurando por algo barato.
Carewords são as palavras que as pessoas estão procurando. Muitas vezes gostamos de nos fazer soar melhor do que somos. Nós tentamos embelezar o que fazemos. Nós tentamos parecer científicos, extravagantes ou especiais.
Mas o seu visitante da Web está à procura de palavras familiares – palavras de ordem – porque elas são a trilha de cheiro que diz a ele que ele está no lugar certo.
6 – Escreva para pessoas preguiçosas
Assim como a pantera preguiçosa procura um prato fácil para o jantar, o visitante da Web não quer se esforçar para ler o texto. Faça sua copy fácil de ler:
- Use parágrafos curtos – quatro frases no máximo
- Use frases curtas – doze em média
- Ignorar palavras desnecessárias
- Evite jargões e gírias
- Evite o tempo passado
- Evitar repetições desnecessárias
- Dirija-se a seus visitantes da Web diretamente – use a palavra que você
- Encurte seu texto
Quão curto deve ser o seu texto? Livre-se de metade das palavras em cada página e, em seguida, se livre de metade do que sobrou. Que talvez seja um alvo muito exigente, mas tente. Prepare um desafio e torne o texto o mais curto possível.
7 – Esperar que as pessoas cheguem a qualquer lugar do seu site
As pessoas costumam ler um livro do capítulo um, através do capítulo dois para três e quatro etc. Agora, imagine as pessoas pegando um livro e começar a ler em algum lugar completamente ao acaso.
Possivelmente no início do último capítulo, talvez no meio do capítulo três, ou na última página do capítulo um.
É assim que a web é. A maioria dos visitantes da web não começará a ler na sua página inicial. Eles podem chegar em qualquer uma das suas páginas da web.
Se você não sabe onde as pessoas chegam em seu website, acesse o Google Analytics >> Site Content >> Landing Pages. Você pode ver exatamente quantos visitantes da web chegaram em cada página da web.
Se cada página da web pode ser uma página de entrada, o que isso significa?
- Cada página deve ser fácil de digitalizar
- Cada página deve esclarecer às pessoas onde elas estão; e qual é o seu site
- Cada página deve ter um apelo à ação dizendo às pessoas para onde irem a seguir – ler outra postagem no blog, inscrever-se no boletim informativo por e-mail, conferir uma descrição detalhada do produto ou um depoimento, solicitar um orçamento ou adicionar um produto a um carrinho de compras
Não confie na sua barra de navegação para informar às pessoas o que fazer em seguida. Inclua um botão ou link para orientar as pessoas a dar o próximo passo. Em cada página.
8 – Tornar mais fácil para os caçadores encontrarem você
Clientes em potencial estão à procura de informações ou produtos. Como você pode ajudá-los a encontrar você?
Atraia clientes em potencial para o seu site, fornecendo informações úteis. É assim que escrever para SEO (Search Engine Optimization) basicamente funciona:
- Responda às perguntas que os clientes em potencial estão fazendo
- Discutir um tópico chave para cada página
- Incluir links para páginas relevantes em seu próprio site ou para outros sites
- Use frases e palavras que seus clientes em potencial estejam procurando
Acima de tudo: seja útil.
9 – Faça uma impressão visual
Web copy e web design devem funcionar juntos. Você não pode escrever suas palavras, não pode escrever suas frases, pode criar seus marcadores, sem considerar como sua página da web ficará.
O apelo visual do seu site afeta a legibilidade do seu texto, e influencia se os visitantes da Web podem obter rapidamente o que você é. Como aumentar o apelo visual da sua web copy:
- Substituir texto por fotografias ou vídeos
- Considere tamanhos de fonte diferentes – pense nas pessoas que digitalizam texto grande primeiro
- Enfatizar citações de clientes (ou especialistas) para adicionar credibilidade
- Brinque com destaques, texto em negrito, CAPS ou itálico
- Quebrar uma manchete longa em uma manchete com um subtítulo
- Alterar parágrafos em pontos de bala
Mais importante ainda: de-desordem.
Reduza o ruído e adicione espaço em branco. Não só irá tornar o seu site mais fácil de ler, como também aumentará a sua confiança (fonte: Social Triggers).
A verdade sobre como escrever uma web copy persuasiva
Eu adoraria dizer que é fácil escrever uma web copy persuasiva.
Mas a verdade é que escrever uma cópia simples e útil é difícil. Não trate seus visitantes da web como acadêmicos que adoram ler textos complicados e complicados.
Não trate seus visitantes da Web, como advogados, examinando as letras pequenas. Não seja prolixo. E não mostre seu extenso vocabulário. Em vez disso, torne o seu texto o mais simples possível.
Não tente ser tudo para todos. Saiba quem você é e o que você faz.
Se o seu posicionamento for claro, é muito mais fácil se destacar na Web e ser encontrado. Se a sua mensagem for clara, é muito mais fácil criar uma web copy persuasiva.
Seja claro.
Seja específico.
Seja ousado