Stargazing: Como fotografar o céu noturno

Fotografias do céu noturno podem ser espetaculares, mas captar fotos nítidas e claras das estrelas é um desafio – aqui estão algumas dicas para você começar.

Há duas maneiras pelas quais os fotógrafos fotografam estrelas: como objetos estacionários ou como trilhas de estrelas.

 

Ao fotografar o céu noturno, você não quer competir com a poluição luminosa que irá dominar as estrelas da sua imagem. A poluição luminosa é o brilho do céu noturno causado pelas luzes da rua e outras fontes humanas.

Saia da cidade e das cidades para onde os céus são mais escuros.

É possível capturar imagens claras de estrelas a apenas 30 minutos de uma cidade ou cidade. Explore uma área durante o dia primeiro para encontrar um local seguro para se preparar à noite.

Sempre diga a alguém para onde está indo e qual é a sua agenda.

Use um tripé sólido e liberação de cabo (opcional)

Um tripé dá à sua câmera uma plataforma estável, especialmente em uma noite com muito vento.

Se você não tiver um tripé, pode colocar um saco de feijão no teto do carro e descansar a câmera nele. Uma liberação de cabo é útil, mas não essencial.

Uma liberação de cabo é um dispositivo que dispara o obturador da câmera para disparar e tirar uma foto, em vez de pressionar o botão de liberação do obturador da câmera e possivelmente sacudir a câmera.

Você pode fazer isso sem a liberação do cabo usando o timer da câmera para tirar a foto.

Use uma lente rápida

Você não precisa de um telescópio para fotografar o céu noturno, e provavelmente você pode usar a lente que veio com sua câmera.

Quanto maior a abertura, maior a sua câmera aberta e mais luz a lente coleta. Como você está fotografando o céu noturno, você precisa de uma lente que possa coletar toda a luz que puder.

Tente uma lente com uma abertura máxima de pelo menos f / 4 – mas se você tiver uma lente mais rápida com aberturas maiores como f / 2.8 ou f / 1.8, use isso.

Ajustar as configurações manuais da câmera

Uma câmera DSLR é recomendada para fotografar as estrelas, mas você pode usar uma boa câmera de ‘apontar e disparar’ com o modo manual, e de preferência com foco manual.

ISO

Usar um ISO alto geralmente é desencorajado devido ao ruído desagradável ou granulação na imagem, especialmente com o digital. Experimente ISO 800 ou ISO 1600 inicialmente.

Se os resultados ainda estiverem muito escuros, tente ISO 3200.

Abertura

Use a maior ou maior abertura possível, que é o menor número de parada F da sua câmera, como 2.8 ou 3.5.

Velocidade do obturador

Como o céu noturno é tão escuro, as fotografias do céu usam um longo tempo de exposição – mas talvez não tanto quanto você pensa.

O desafio é conseguir estrelas claras e nítidas, em vez de embaçadas. Você pode fazer fotos de teste com uma velocidade de obturador entre 15 e 25 segundos, mas escolher a velocidade do obturador certa para sua exposição dependerá da sua ISO e abertura.

Uma dica útil é a “Regra de 500” para calcular a velocidade do obturador.

A Regra de 500 é, divida 500 pelo comprimento focal de sua lente, e a resposta é sua velocidade de obturador em segundos.

Por exemplo, você está fotografando com uma lente de 50 mm em uma câmera de quadro inteiro, 500 dividido por 50 é igual a 10 segundos – por isso, defina a velocidade do obturador para 10 segundos. Essa regra depende se sua câmera é full-frame ou crop.

Foco

Desligue o foco automático e mude para o modo manual, definindo o foco no infinito.

Se você está incluindo algo em primeiro plano, como a paisagem ou as árvores, você pode usar uma lanterna ou um farol para acendê-lo e focalizar isso. Quando estiver satisfeito com o foco, mude para manual, desligue a tocha ou o farol e tire sua foto.

Interesse em primeiro plano

Tão bonito quanto o céu noturno é, ele pode fazer uma fotografia um pouco chata sem algum interesse forte em primeiro plano. Se o primeiro plano for realmente interessante, um disparo vertical pode funcionar melhor.

Tocha ou farol e um banquinho

Uma tocha ou farol ajuda você a ver as configurações da sua câmera e ficar em segurança, fora no escuro.

Uma cadeira de acampamento ou banquinho também pode ser útil. Inspecione sua foto, ajuste suas configurações e continue tentando. Astrofotografia pode ser um processo de tentativa e erro. É um desafio capturar o que seus olhos estão vendo no céu.

Continue tentando diferentes configurações, locais e composição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *