Os suplementos alimentares se tornaram uma febre entre os praticantes de atividade física. A maioria das pessoas que fizeram da academia sua segunda casa, não abrem mão do famoso whey protein.
Isso porque esse tipo de suplemento alimentar realmente faz diferença no do-a-dia dos atletas. Independente do seu objetivo, seja ganho de massa, de resistência ou perda de peso, o whey te ajuda a conquistar o resultado mais rapidamente.
O whey protein se tornou tão popular devido seu resultado satisfatório na construção muscular e por ter origem natural, tendo um grande valor biológico, proporcionando uma rápida absorção pelo organismo.
Mas com tantas variações disponíveis no mercado, é importante saber diferenciar e avaliar qual a melhor escolha para o objetivo que se pretende alcançar. Confira aqui os diferentes tipos de whey protein que existe no mercado.
Whey protein concentrado
O whey protein concentrado possui a proteína extraída do soro do leite, e sua mistura também apresenta lactose, carboidrato e gorduras.
Geralmente, esse tipo de suplemento apresenta de 70% a 80% de proteína. É chamado de concentrado justamente por possuir a proteína intacta.
Outro ponto interessante de se observar é que sua absorção acontece de forma gradativa no organismo, por não estimular uma filtragem rigorosa do organismo.
O whey concentrado costuma ser encontrado no mercado com um preço mais acessível em relação aos outros.
Whey protein isolado
A versão isolada do whey protein é a que possui maior número de proteína, tendo pelo menos 90% de proteína em sua mistura. Dependendo do produto, pode até mesmo não apresentar lactose e gordura.
Isso faz do whey isolado um suplemento ideal para quem possui intolerância a lactose e quer evitar o ganho de calorias a mais.
Outro fator que faz esse whey destacar dos demais é o fato dele possuir todos os aminoácidos necessários para as funções do seu corpo, ajudando também na regeneração do seu músculo, principalmente pós treino, estimulando a síntese proteica.
Whey protein hidrolisado
O whey protein hidrolisado é o mais recomendado para atletas profissionais. Isso porque possui quantidades elevadas de aminoácidos essenciais, comparado aos demais tipos de whey.
Ele é chamado dessa forma por estimular o processo de hidrólise enzimática, capaz de quebrar a proteína em partículas bem menores, acelerando assim o processo de absorção da proteína no organismo.
Esse whey é recomendado por estimular a recuperação do tecido muscular pós treino. É um suplemento mais leve, de alta absorção e com menor possibilidade de provocar alergia.
Qual o melhor whey protrein?
A escolha do whey protein vai depender do objetivo que você quer alcançar, tendo que avaliar custo e benefícios que cada um oferece.
Esteja atento à tabela nutricional que você estiver avaliando, observando número de açúcares, carboidratos e gorduras.
De toda forma, o ideal é você procurar uma ajuda médica ou de um nutricionista esportivo. Esse profissional tentará entender a suas necessidade e o metabolismo do seu corpo, para avaliar qual tipo de whey te ajudará a alcançar seu objetivo.