O cravo, esta imperfeição tão incômoda para mulheres e homens, nada mais é do que o acúmulo de sebo dentro de poros que está entupidos por pele morta e óleo e atingem muito mais o rosto e as pessoas que têm a pele oleosa.
Normalmente podemos identificar os cravos pelos pontinhos pretos que surgem na pele e que incomodam tanto porque se concentram no rosto. Esses pontos são consequência da oxidação do sebo, por estar naquele ponto da pele há bastante tempo.
Quais as causas do aparecimento dos cravos?
As causas do surgimento de cravos são muitas, mas podemos destacar:
- Causa genética;
- Quando a pele está muito ressecada – você pode evitar então usando um bom creme hidratante;
- Alterações hormonais na puberdade e na gravidez;
- Uso de maquiagem em excesso – aqui a dica é moderar no uso e sempre fazer a limpeza completa e profunda tão logo ela deixe de ser necessária, como ao chegar em casa depois de uma festa.
Existem alimentos que previnem contra cravos?
Com certeza sim! Podemos prevenir contra cravos com alguns alimentos.
Em geral, eles são ricos em ácidos graxos, que retardam o envelhecimento, vitaminas C e B, fósforo e outros nutrientes que ajudam na conservação da oleosidade natural da pele. Alguns tem ação anti-inflamatória, o que é fundamental no caso dos cravos.
- Peixes – especialmente o atum, a sardinha e o salmão;
- Abacate – reduz a inflamação da pele;
- Melancia – com muita água, ela hidrata a pele;
- Arroz integral ;
- Abacate;
- Alcachofra;
- Vegetais verdes;
- Chá verde.
É importante evitar o consumo em excesso desses alimentos e equilibrar a dieta com outros também funcionais.
5 maneiras de acabar com os cravos
Existem formas naturais e simples e tratamentos mais completos para tratar os cravos. É importante perceber quando eles estão em um estado de inflamação onde as receitas caseiras não vão funcionar mais.
Importante: sempre mantenha a pele muito bem higienizada, no dia a dia e principalmente na hora de tentar uma dessas maneiras de acabar com os cravos.
01 – Contra os cravos: vapor de água quente
O vapor pode ser o da água quente do banho, ele abre os poros e permite fazer uma limpeza melhor da pele, retirando as impurezas que geram os cravos. Mas faça a limpeza com cuidado, pois sua pele estará mais sensível.
02 – Contra os cravos: máscara de gelatina e leite
É uma receita simples; basta misturar um pouco de leite com um pacote de gelatina sem sabor. Aqueça por alguns minutos e aplique na região, deixando por 5 minutos e depois enxague.
03 – Contra os cravos: cremes esfoliantes
Você pode usar ótimos cremes esfoliantes na região e até mesmo criar o seu creme caseiro, basta mistura uma colher de mel e uma de açúcar. Use na região com movimentos circulares suaves por 5 minutos e depois enxague.
04 – Contra os cravos: luz pulsada
Esta é uma ótima opção para quem quer usar um tratamento mais estruturado contra os cravos. A Luz Pulsada consiste de um aparelho que emite uma radiação luminosa intensa que age na derme sem agredir a camada superficial da pele e destrói as bactérias que causam a inflamação que gera os cravos.
O número de sessões vai variar conforme a intensidade do problema. O tratamento com Luz Pulsada pode ser associado a outro tratamento para cravos.
05 – Contra os cravos: máscara de clara de ovo
O ovo é uma fonte rica de nutrientes que ajudam a manter a hidratação e a saúde da pele e também fecha os poros, o que evita o surgimento de novos cravos. Aplique um porção da clara de um ovo na região e deixe secar, após isso aplique uma nova porção e por 3 a 5 vezes até obter uma camada espessa. Deixe secar por último e retire tudo de uma só vez, lavando o rosto em seguida.
Em todas as alternativas, deve-se lavar o rosto posteriormente com água morna e sabão neutro.